Seguidores

segunda-feira, 9 de julho de 2012

ÁGUA DE COCO

Coco verde


A água de coco é considerada um isotónico natural por ser rica em minerais. A presença de eletrólitos, tais como sódio e potássio, possibilita uma absorção mais rápida, recuperando as perdas destes minerais através da urina e da pele.


Além disso, a água de coco é a única bebida isotónica natural disponível comercialmente. Portanto, é ideal para repor o líquido perdido depois das actividades físicas e para a recuperação nos casos de desidratação, por ser um excelente soro vegetal.

A água de coco é um bom remédio para ressaca, porque seus carboidratos repõem a energia perdida com o excesso de bebida alcoólica.

É empregada como conservante para córneas humanas destinadas a transplantes.

Foi usada durante a II Guerra Mundial como soro fisiológico, sendo injectada na veia de soldados feridos para equilibrar os líquidos do organismo nas cirurgias de emergência.

Conhecida receita das avós para aliviar as náuseas das mulheres grávidas e para proteger as crianças da desidratação nos quadros de diarreia, a água de coco é conhecida por ter uma composição bastante próxima à do plasma humano.





Além de hidratar, a água de coco consegue enganar a fome típica que surge nos intervalos entre as refeições. E tem uma outra qualidade fundamental: contém bastante potássio, o que auxilia no funcionamento do intestino. Os alimentos são digeridos rapidamente e o paciente perde peso mais facilmente.
«Tomar um coco ajuda a metabolizar a comida. Isso é muito importante para quem está a fazer dieta», afirma Mónica Monteiro, presidente da Associação de Nutrição do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.


Entre os atributos positivos, a água de coco tem, também, poucas calorias. Beber um copo equivale a comer uma laranja inteira ou meia maçã.

«Se uma pessoa que está a tentar perder peso tiver fome à tarde, por exemplo, pode substituir o salgadinho ou a sanduíche por um copo de água de coco. Assim, não engorda e deixa de sentir fome», aconselha a nutricionista clínica Débora Auad Tauil.


Não existem contra-indicações para quem toma entre um a três copos de água de coco por dia. Mas problemas podem surgir depois dos três copos. Pessoas que sofrem de diabetes, hipertensão e deficiência renal não devem tomar muita água de coco porque ela contém sódio e outras substâncias que podem acirrar essas doenças.

O coco verde é rico em proteínas, gorduras, calorias, sais, hidratos de carbono e vitaminas A, B1, B2, B5 e C. Seus efeitos curativos devem-se, principalmente, ao conteúdo de magnésio. O ser humano necessita dele para conservação da tensão muscular. Sabe-se que a polpa do coco age como adstringente nas hemorróidas.

A água de coco verde é deliciosa, refrescante, nutritiva e terapêutica, além de exótica. A sua composição físico-química é semelhante à do soro fisiológico.




São muitos os benefícios da água do coco, nomeadamente:

□ Hidrata e amacia a pele
□ Reduz o nível de colesterol
□ Combate e trata da úlcera estomacal verminose infantil
□ Previne e auxilia no tratamento da artrite
□ Controla a pressão arterial
□ Combate a desidratação
□ Repõe imediatamente a energia
□ Evita vómitos e náuseas durante a gravidez
□ Depura o sangue
□ É calmante natural
□ Reduz a febre
□ Combate a prisão de ventre

□ Previne o enjoo causado pela maresia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário