Seguidores

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

EQUINACEA

Equinacea
   Família: Compositae
   Origem: Europa
   Nome Cientifico: Equinacea purpurea, Equinacea angustifolia

   A equinacea é uma planta nativa americana e um dos fitoterápicos mais conhecidos e utilizados na Europa e Estados Unidos na prevenção de gripes e resfriados. É a planta imunoestimulante mais pesquisada no mundo. Os índios americanos foram os primeiros a utilizar esta planta. Tornou-se conhecida pelos botânicos europeus em 1690.

   O sistema imunológico é responsável por nos manter vivos, protegidos e imunes aos milhares de microorganismos que todos os dias invadem nosso corpo e nos expõem a todo tipo de doenças. Existem vários fatores no nosso dia a dia que podem desequilibrar o nosso organismo e o sistema imunológico, como stress da vida moderna, poluição e abuso de medicamentos. E a mais importante indicação da Equinacea é a de atuar como imunoestimulante, aumentando a defesa do organismo em pacientes submetidos a quimioterapia e prevenindo infecções e doenças temporárias, como gripes, resfriados, abcessos, bronquite dor de garganta, dentre outras.

Mecanismo de Ação:

equinacea atua como imunoestimulante por vários mecanismos: estímulo da fagocitose, estímulo da liberação de citocinas e inibição da atividade da hialuronidase. Estudos têm demonstrado que um príncipio da Equinacea, o heteroxilano ativa a fagocitose, e outro o arabinogalactano causa proliferação de linfócitos T e promove a liberação de fator de necrose tumoral (TNF), interleucina 1 e interferon-ß2 de macrófagos. Coletivamente, estas propriedades da Equinacea podem aumentar o nível geral de resistência do organismo a infecção.

Ações da Equinacea:

Estimula a produção de leucócitos;
Atua com um antibiótico natural;
Acelera a reabilitação do organismo;
Efeito anti-inflamatório;
Combate viroses;
Combate a candidíase


Principais usos da equinacea:
     
No aumento das defesas do organismo;
Na profilaxia das gripes e resfriados;
Nas infecções do trato respiratório superior;
Na dor de dente e gengivite;
Nos abcessos, furúnculos e pústulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário